
Avaliação da condensação de voláteis em materiais automotivos
Avaliação da condensação de voláteis em materiais automotivos
DIN 75201
Fogging método A e B
O ensaio DIN 75201 (conhecido como teste de fogging) é essencial para verificar a emissão de compostos condensáveis por materiais utilizados no interior dos veículos, como plásticos, espumas, couros e têxteis. O objetivo é identificar a formação de névoa (fog) nos vidros internos, causada pela liberação de voláteis orgânicos sob calor.
No NTD Automotivos, realizamos o ensaio de fogging conforme a norma alemã DIN 75201, aplicando tanto o método A (método de brilho) quanto o método B (método de pesagem), dependendo da exigência da montadora ou especificação técnica do cliente.
DIN 75201
Fogging método A e B
Por que o teste de fogging é importante?
- Avalia a condensação de substâncias voláteis em superfícies frias
- Garante a visibilidade e segurança dos ocupantes (sem embaçamentos internos)
- Cumpre com requisitos normativos internacionais, como da VDA e DIN
- Ajuda na homologação de fornecedores e controle de qualidade de peças
- Verifica o impacto de VOC condensáveis (FOG) sobre o conforto e segurança
Como funciona o ensaio DIN 75201?
Os materiais são expostos a uma temperatura controlada, simulando o aquecimento do interior do veículo. As substâncias voláteis liberadas se condensam em uma placa fria:
- Método A: A condensação é medida pela reflexão da luz (brilho) sobre uma placa de vidro.
- Método B: Mede-se o aumento de massa em uma lâmina de alumínio devido à deposição dos voláteis.